Blog do Shark

Internet sob o ponto de vista do tubarão.

 
 

Assine grátis

 

Assine grátis o RSS Feed do Blog do Shark

O que é feed?

Resumidamente e fugindo do jargão técnico, feed é uma ferramenta com uma finalidade muito prática: avisar um agregador de feeds quando aquele site foi atualizado. O agregador (ou leitor) só precisa ser alimentado com os feeds dos seus sites preferidos uma única vez. É como se você assinasse o conteúdo do site e passasse a recebê-lo diretamente no seu agregador, praticamente em tempo real.

Assinando o feed de um blog, de um portal de notícias ou de qualquer site que ofereça essa comodidade, você não precisará voltar ao endereço toda vez que quiser checar se houve atualizações – você será informado da existência das novidades e as lerá numa única janela (se optar por um leitor de feeds online) ou num único programa (se preferir um leitor offline).

Os sites que oferecem feeds costumam indicá-los por meio do símbolo:

A cor padrão do símbolo é laranja, mas também pode ser outra.

No lugar do símbolo, também pode haver uma sigla: rss, atom, xml.

Ou, ainda, pode aparecer o termo “Feed” ou “Assinar”.

Quando você encontra uma dessas indicações num site e clica nela, abre-se uma página de puro texto. Ela é construída para ser lida pelos agregadores de feeds, não por humanos. O que importa é o link na barra de endereços do seu navegador. Copie e cole esse link no seu agregador favorito e pronto, o feed está assinado.


Na barra de ferramentas do Google você verá o símbolo feed, ao lado, uma seta. Clicando nela, aparecerá Inscrever-se em “Blog do Shark”, por exemplo. Você também poderá escolher o leitor em que deseja incluir o novo feed.

E qual agregador de feeds devo usar?

O que você achar mais agradável, dentre os vários existentes.

Meu leitor online favorito é o Google Reader (você precisa ter uma conta do Google para usá-lo, ou seja, um “gmail”). O Bloglines também é muito bom.

Tanto o Bloglines quanto o Google Reader oferecem botões para a barra de favoritos do seu navegador, de forma que você pode adicionar um novo site com apenas um clique.

Também há vários agregadores offline. Como o Feedreader. A página do programa está em inglês, mas o programa tem versão em português. O Feedreader é gratuito, leve, rápido e faz o download automático de podcasts (arquivos de notícias em áudio).

Escolha um leitor, explore suas vantagens e, se não gostar, experimente outro. Não se preocupe, não será necessário reincluir todos os feeds cada vez que você mudar de agregador: eles oferecem uma função de exportar e importar feeds que torna a migração entre agregadores facílima, coisa de dois cliques e poucos segundos.

Newsletters

Se por algum motivo você preferir não aderir às facilidades do Feed, você pode preencher o formulário abaixo e receber todo domingo em seu email o resumo do que rolou na semana no Blog do Shark:

Popularity: 1% [?]

 Date Posted: 11 Mar 2008 @ 12 31 PM
Last Modified: 04 Jun 2010 @ 04 56 PM
Posted By: Fabiano Shark
EmailPermalink
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 600
  • Comments » 2,320
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight